segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vigie! Você está sendo observado

Você já deve ter notado que não há nada que mexa mais com as pessoas do que a curiosidade. Parece que todo mundo quer saber o que está acontecendo e há até quem saia por aí investigando a vida de quem conhece. O pior é que sempre tem alguém louco pra acabar com a imagem de quem não gosta muito.

Jesus também já passou por uma experiência dessas. Nos evangelhos, lemos que a vida pública e particular do Mestre era motivo de grande repercussão. Em Marcos 3.2 encontramos um exemplo que comprova o que digo: “E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia sábado, a fim de o acusarem”. Até mesmo o próprio Cristo, enquanto homem, esteve sujeito aos mesmos perigos e frustrações que nos cercam diariamente.

Ali na sinagoga, o Senhor Jesus estava prestes a operar um milagre. Como sabemos, o sábado é o dia de adoração do judeu, mas também é o seu dia de descanso sagrado. E Jesus, aos olhos de todos no Templo, se prepara para curar um aleijado. Mas, o que isto teria de escandaloso?

Bem, antes de responder a pergunta, tentemos observar algo aqui. Este acontecido nos ensina uma realidade que jamais devemos ignorar. Notemos que os cristãos são pessoas constantemente observadas.

Naquela sinagoga também havia um grupo de fariseus loucos para acusar Jesus. Estes “mestres” da lei judaica tinham regras rigorosas quanto à guarda do Sábado. Ao todo, criaram mais de 300 injunções – leis acrescentadas às leis de Moisés, para “facilitar” seu cumprimento – que iam desde a proibição da mulher se olhar no espelho – para não ser tentada a arrancar um cabelo branco e assim quebrar o Sábado – até o proibir que se cuspisse no chão – evitando que o vento movesse a terra com saliva, e assim, ela fosse arada, constituindo trabalho.

Ao ver Jesus entrar, estes homens se puseram a postos para flagrá-Lo “quebrando” a lei no Sábado. Imagine a malícia! Isto aconteceu no local onde os homens se reuniam para ouvir as Escrituras e adorar a Deus. Assim, precisamos sempre lembrar que onde quer que estejamos haverá pessoas de todo o tipo nos observando!

Mais ainda, isto nos revela que, como Jesus, o cristão é uma pessoa marcada! J. C. Ryle diz que a nossa conduta “é examinada com olhos invejosos e argutos. Nossos modos e maneiras são notados com grande atenção”.

Isso nos leva a entender que existem pelo menos 3 tipos de pessoas: 1. as que nos admiram e até baseiam seus atos em nossa conduta; 2. as que não nos conhecem, mas nos observam só pelo fato de sermos cristãos; e 3. as que nos odeiam e fazem de tudo para nos pegar “no flagra”.

“E daí? Vou viver minha vida em função dos outros?”, você pode questionar. De jeito nenhum. Mas é nossa responsabilidade vigiar, para não sermos motivo de vergonha ao evangelho. Devemos ser cuidadosos, e acima de tudo orar muito para controlar nossa língua e comportamento no dia-a-dia. Nossa vida deve ser exemplar, um referencial como desafia Paulo: “Sede meus imitadores, como eu também o sou de Cristo” (1Co 11.1).

Como lutar contra quem está à espreita? Posso agir contra quem não posso ver? Lembro-me da letra de uma música da banda Fruto Sagrado e respondo: “o segredo é vigiar e orar pra não cair”. É este o segredo de Jesus. Afinal, o que fazemos mostra aquilo que nós somos!

Deus nos abençoe no amor de Cristo!

4 comentários:

Tati Furtado disse...

Oieee... td bem... adoreii seu blog... nossa mtoo BomMM mesmooO... q o senhor Jesus continue te usando mais e mais, e que esse amor incondicional pela biblia, continue crescendo a cada dia, achei mto lindooo essa sua declaraçãoo...Mando hiper bem em =D
Me add no msn tatigfurtado@hotmail.com..
beijos e to te seguindo viu, veja depois o estudo sobre perdao no meu blog...bjos lindoo... ^^

Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
Deixe um comentariozinho se puder tá???
Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
Abração!!!

miriam disse...

Esse texto me chamou atenção porque nos últimos meses tenho visto com mais clareza o quanto nós,cristãos, somos observados...
E muitas vezes, infelizmente, as observações não são para edificação.Há quem observe para procurar falhas e então julgar.Há quem observe e tente "investigar" até os sentimentos alheios.

Gostei do texto porque ele mostra que Jesus também passou por experiências parecidas com as que nós passamos.

Sei que como cristã devo agir como tal, e mais do que pregar com palavras, devo pregar e dar testemunho com a minha vida.

O que muitas vezes entristece é que parece que temos que ter nossa vida aberta para todas as pessoas(falo aqui em intimidade). Deus sonda e conhece o coração de cada pessoa.

Em Hebreus 4.13 diz: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar".

Ou seja, Deus vê e sabe de todas as coisas...e nos conhece profundamente, nada está encoberto aos seus olhos!

Devemos orar para sermos cuidadosos em nossas atitudes e para termos sabedoria diante das observações e comentários que não edificam.

Deus nos abençõe sempre!

josy disse...

parabéns meu anjo
vc mandou muito bem;;; vc e maravilhoso muito legal
saudades!!!!!!!!

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Ele é um meio de você contribuir com este blog e uma avaliação muito importante pra mim.

Comentários com conteúdo ofensivo, que não estejam relacionados com o post ou que peçam parceria não serão publicados. Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados.

Fique na paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...