quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como saber se estou no centro da vontade de Deus?

Você já deve ter se perguntado um dia, diante de uma escolha difícil, sobre qual é a vontade de Deus para a sua vida, certo? Todos nós já passamos por isso. Saber que Deus nos ama e quer cumprir Sua vontade em nossas vidas é fácil de entender, mas, como saber se eu estou fazendo o que Ele quer? Como saber se estou no centro da Vontade de Deus?

Bem, estamos diante de um debate de milênios. Antes de tentar refletir sobre isso, precisamos nos lembrar de coisas importantes. Devemos perceber que esta questão envolve duas grandes verdades: a Vontade de Deus e a Responsabilidade Humana.

Como harmonizar as duas? Parecem coisas como água e óleo! Deus fará sempre Sua vontade, pois ninguém pode frustrar Seus planos, já disse Jó (Jó 42.2). Mas o homem é indesculpavelmente responsável de suas atitudes e escolhas (Paulo já disse também – Rm 2.1-3).

O que fazer então? Vamos às conclusões lógicas:

1. Deus é onipotente, onipresente e onisciente: Isso quer dizer que nada e ninguém pode resistí-Lo, que nenhuma circunstância ou criatura pode agir contra a Vontade Dele!

Posto isto, que é extremamente necessário, como fica o livre-arbítrio do homem? Deus pode interferir nele? O homem pode fazer algo que surpreenda a Deus? Isto nos leva a entender que:

2. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus: e, por isso, foi dotado de moral, razão e vontade. O primeiro homem – Adão – não era neutro. Era homem santo! Mas, por incrível que pareça, mesmo assim ele pecou! O resultado é que o homem perdeu sua capacidade de decidir livre e perfeitamente e todo homem, agora, não pode agir sem desagradar à Deus (Rm 3.23).

Ótimo, isso tudo eu já sabia, você diria. Como resolver a questão? Sugiro mais algumas perguntas:

Um descrente pode fazer a vontade de Deus? Resposta: sim e não! O homem, mesmo caído, ainda tem a imagem de Deus. Por isso pode agir de acordo com a vontade de Deus. Porém, todos os seus atos são imperfeitos e pecaminosos!

Mas, um cristão pode não fazer vontade de Deus? Resposta: sim e não (e sempre)! Fomos remidos do pecado sim, mas, ainda somos pecadores. Mesmo com a ajuda do Espírito, às vezes erramos. Nossas melhores ações vivem cobertas das piores intenções!

E agora? Como é que vou saber e fazer a vontade de Deus então? Confesso que é uma pergunta difícil, mas para fins práticos, tentarei resumir:

Cremos em um Deus que não pode ser frustrado e que, ao mesmo tempo, requer dos homens a responsabilidade por seus atos. Dessa forma, vejamos como devemos agir:

1. Não ser cético: não viver ou agir, seja qual for a área da vida, como se Deus não existisse ou não tivesse nada a ver com ela. Ex.: Não achar necessário orar para fazer um compra no shopping, antes de sair de casa!

2. Não ser fanático: não viver ou agir, seja qual for a área da vida, como se Deus já tivesse determinado tudo e não tivéssemos responsabilidades em nada. Ex.: Orar e rachar de orar para ser curado de câncer, e não procurar um médico!

3. Ser Prudente: agir e viver a vida, de maneira racional, sóbria e não negligente, usando os melhores meios que estão ao nosso alcance, e mesmo assim, saber que só Deus é quem poderá levar à cabo cada uma de nossas ações! Ex.: Estudar muito para um concurso e orar muito para passar nele!

Só isso resolve a questão? Claro que não! A maneira como Deus harmoniza Sua vontade suprema como as nossas ações debilitadas é um mistério grandioso. Nenhum de nós poderá entender isto completamente – "Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?" (Pv 20.24).

É bom lembrar, porém, que é Cristo quem guia as suas ovelhas neste mundo (Jo 10.27-29 – seria bom ler todo o capítulo)! Lembre-se das maravilhosas palavras de um homem que pareceu viver o inferno de todas as más decisões, o terror de estar "fora do centro da vontade de Deus". Quem? José do Egito!

É. Para ele o centro foi ser odiado, vendido, caluniado, injustiçado, esquecido. Mas no fim de sua vida ele diz: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o tornou em bem" – Gn 50.20!

É isso o que posso te dizer também: creio no Deus que guia cada passo de minha vida, mesmo que eu seja o responsável pelas minhas escolhas. Creio no Pastor que vai à frente e me conduz por caminhos que não conheço, contudo, em segurança. E ainda que eu erre ou tudo pareça perdido, creio no Deus que transforma o mal em bem!

Deus nos abençoe no amor de Cristo!

15 comentários:

Anônimo disse...

Nesse momento em que o meu coração esta em pranto,eu só tenho a agradecer o que acabo de ler,eu crei nesse Deus que é pai só estou precizando de ajuda para entender melhor tudo o que acontece comigo.
Obrigado

Virgínia disse...

Louvo a Deus por sua vida Herisson,de verdade, pq através dela, e o do seu imenso amor por Cristo, todos q estão ao seu lado constantemente são edificados graças a sua notável dedicação!
Adoreiii seu blog ;)
Bjaum e q Deus te abençõe sempre.

eduarda disse...

só me tira mas uma dúvida,irmão, quando me desespero e paro de crer por um momento, eu volto pro final da fila?

Herisson B. Pereira disse...

Eduarda, creio que a dúvida é uma experiência comum a todos os filhos de Deus, e por isso, não acredito no "Deus carrasco" que está pronto a nos punir por conta das nossas fraquezas. Eu escrevi um texto aqui mesmo a respeito da dúvida chamado "Lutando com Deus hoje" e se você quiser pode encontrar o meu ponto de vista bem resumido nele. E sobre o "fim da fila" que você mencionou, minha querida irmã, não acredito que ele exista. Nosso acesso a Deus é completo, de graça e sem interrupção. Cristo é o mediador, o "caminho mediante o qual chegamos a Deus" e por isso não há congestionamento neste acesso amada! Se Cristo é Deus, Ele é onipresente - está em todo o lugar em todo tempo, Ele é onisciente - sabe de tudo sobre tudo e Onipotente - tudo pode fazer. Então, não se preocupe. Já me desesperei várias vezes e Deus não me "pôs no fim de uma fila". Lembre-se apenas do que ele falou para Paulo: "A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Vamos levar a Deus nossas fraquezas, querida irmã, e ele, no momento certo, nos mostrará seu poder.

Deus abençoe tua vida.

Anônimo disse...

PAZ MEU QUERIDO IRMÃO, A MINHA MAIOR AFLIÇÃO É SABER SE TUDO QUE EU ESTOU FAZENDO ESTÁ DENTRO DA VONTADE DE DEUS, ESTOU MUITO FELIZ POR ESTA PALAVRA.

Herisson B. Pereira disse...

Graça e paz amado(a)!
Sua dúvida é justamente a razão que me levou a escrever este pequeno texto. Tentei mostrar aqui que, apesar de sermos nós os responsáveis por nossos atos, Deus tem a incrível capacidade de fazer prevalecer o que Ele quer.
Assim, ainda quando um filho de Deus falha em fazer Sua vontade - digo, de maneira específica, como Jonas navegando para o lado contrário de Nínive - Ele consegue reverter a falha de maneira que ela seja um meio para que aconteça o que Ele sempre quis - digo, de maneira geral, como de fato Jonas acabou mesmo na praia de Nínive para pregar como Deus lhe tinha ordenado.
De uma maneira bem simples: ainda que um pequeno ou grande ato nos desvie do que Deus quer, sabemos que este ato será revertido para o nosso bem, pois "todas as coisas contribuem JUNTAMENTE para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28). Veja porém que contribuem para os que AMAM A DEUS, estando implícita a tentativa de fazer a vontade d'Ele e não o fatalismo de quem decide pecar porque pensa que, de qualquer jeito, Deus é bom e só fará o bem!
Fazer a vontade de Deus, meu irmão(ã), é depender d'Ele, mas é algo que aprendemos com a caminhada. Nos faz espirituais a ponto de busca-lo em oração sempre, mas também nos faz práticos, a ponto de nos guiarmos pela Bíblia - Sua vontade por excelência - para dar o nosso melhor em qualquer situação.
Espero ter ajudado um pouco mais.

Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Deus te abençoe!!Seja sempre um instrumento do Senhor!!

Anônimo disse...

Eu amo a Deus, mas de uns tempos para cá não estou conseguindo orar direito, minhas palavras quando tento orar saem confusas. E desse jeito posso perder a minha salvação?
Faz algum tempo que não consigo quebrantar meu coração pra Deus, não consigo chorar diante de Jesus, não sei identificar qual é a vontade de Deus para minha vida.
Deus abençoe a cada um de nós!

por: Marcelo

Herisson B. Pereira disse...

Paz na tua vida, querido Marcelo!
A dor que você descreve é algo que eu também já passei. Há momentos em que a vida parece não ter sentido nenhum e fazer aquilo que sabemos ser o correto vai se tornando pura mecânica ...
Não se preocupe, meu amado irmão. Jesus não perde nenhuma de suas ovelhas (Jo 18.9). O fato de você se questionar sobre sua salvação já é em si um sinal de que Deus está agindo em você, mesmo que você não entenda, ou saiba!
Persevere Marcelo! Não sinta, haja! Não chore, se lamente do que você tem sido diante de Deus, amado. Não queira entender, creia que Ele, o Onipresente, está agora aí com você, mesmo que você não possa sentir.
Busque a Deus mesmo sem as palavras que você quer dizer, apenas diga pra Ele como você está, que sente saudades Dele, que quer Ele de volta mais do que tudo!
A vontade de Deus, meu querido, é Ele vivendo em nós, ainda que pra isso Ele tenha que "matar em nós aquilo que achamos ser vida".
Deus é contigo, e ainda que eu possa ter fazer ouvir, só Ele poderá te fazer ver.
"Eu te conhecia de OUVIR, agora meus olhos Te VÊEM".

No amor Daquele que provou o silêncio divino na cruz,

Herisson Pereira.

Anônimo disse...

Herisson,
obrigado irmão por estas palavras, realmente o que tu falaste aqui e me lembrei do dia em que Deus me chamou de filho, o dia em que depois do meu batismo a noite eu senti o abraço apertado de Jesus, não sei como explicar mas a melhor sensação de todas. Obrigado.

Deus te abençoe ricamente irmão e que todos os teus sonhos Deus venha abençoa-lo.

Por: Marcelo

Anônimo disse...

A Paz de Cristo meu irmão essas palavras falaram ao meu coração, minha vida é voltada pra Deus, tento fazer todas as suas vontades. Bom eu sempre trabalhei na area de vendas por falta de orportunidades na area de designer que é uma area que eu gosto também, mas nunca consegui passar mais de 5 meses nas empresas que trabahei e não foi por que eu fui demitido mais por que eu não aguentava e pedia pra sair, sou músico tenho uma banda cristã, agente sempre toca em varios eventos mais sem receber nada pois ainda estamos na luta pra gravar o nosso 1º CD. Esse é o meu sonho realmente viver da música, mas a cada dia que passa parece mais dificil no meio Cristão, tenho varios amigos que são Cristãos q vivem da Música tocando em varios lugares com bandas que chamamos " Secular " eles me dizem que é só trabalho e eu entendo. Agora estou sem emprego e queria saber se corro atras do meu sonho que é viver da Música começando a tocar com as bandas seculares como profissão,pois as bandas cristãos além de não receberem pra tocar ainda gastam o pouco que tem .

Vc pode me mandar um email irmão, ficarei muito agradecido . Fique na Paz de Cristo

aleaxl_mqv@hotmail.com

Herisson B. Pereira disse...

Paz de Cristo em tua vida, meu amado.

Já ampliei bastante o ponto de vista que proponho no post através dos comentários. Por isso, vou tentar ir direto ao assunto pra não cansar vc.

Meu mano, vc me disse que deixou seu antigo trabalho e isso revela algo essencial: a sua não realização pessoal.
É aqui que começam as questões..

Vc é músico, e eu tbm. Provavelmente pra vc, a vida deve ser um pouco mais romântica, vc deve ter uma visão mais humana e passional das situações, e assim, as decisões devem ser um pouco mais intensas ... como quase todo músico.
Dessa forma, vc está encontrando na banda - se já não encontrou há algum tempo - o meio de se realizar na vida ...

Vc já sabe que eu creio que a Vontade de Deus é uma conjunção misteriosa entre a escolha D'Ele e a nossa ...
E isso me leva a definir duas coisas:

1. Eu não me atrevo a entender o mistério de Deus em minha vida. Por isso mesmo, eu não posso dizer COMO e QUANDO Ele vai agir na sua - só o que eu tento fazer é compreender o que Deus FEZ, sem entender muitas vezes o que Ele ESTÁ FAZENDO, mas crendo com toda certeza que Ele FARÁ, entende?

2. Vc é o responsável por suas escolhas. Por isso, apesar da minha ajuda, não espere que eu te diga COMO e QUANDO agir, meu amado.

Portanto, peço que vc considere as circunstâncias em que vc está envolvido agora (algumas, claro):

• Nem todo trabalho é aquele com o qual sonhamos, mas todo mundo precisa trabalhar. Às vezes, o trabalho menos agradável é o ÚNICO MEIO que nos possibilita fazer o que amamos e até lutar pelo que realmente queremos.

• O mercado musical é profundamente estereotipado. O que vc e seus amigos de banda precisam ver é que o "mercado gospel" é terrivelmente rotulante. Pra ter espaço é preciso se encaixar num perfil de mídia determinado - tocar as mesmas músicas, como os mesmos temas e nos mesmos rítmos - claro, pra ganhar dinheiro e não morrer de fome. E fazer esse encaixe é, além de perder a essência musical, é muitas vezes perder a consciência em Cristo. Eu acho que a verdadeira música cristã é pouco conhecida, e centenas de nossos talentos musicais ainda permanecerão anônimos por causa dessa clonagem comercial ...

• A igreja não compreende a arte. Se vc quiser trabalhar no meio secular - não vejo problema algum - deve estar consciente de que não vai ser aceito em muitos "círculos gospel", o que pode se tornar um problema para vc e para os projetos de sua banda.

Portanto, ore, e não decida nada sem antes refletir no que está em jogo, principalmente se for sua consciência no evangelho.
Estou à sua disposição, caso vc queria conversar mais, meu amado.

Desde já oro e torço por vc.

Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Obrigado por ser um instrumento de Deus na criação desse texto, Deus falou muito comigo aqui...

Anônimo disse...

paz do Senhor estou desesperada tudo na minha vida amorosa da errada meu Deus não aguento mais ser sozinha todos os meus namoros dão errado, Deus por que o mal esta prevalecendo na minha vida. me socorre por favor me ajude em oração por favor ass:elisangela

Herisson B. Pereira disse...

Paz na sua vida, querida Elisângela.
Desde já, quero dizer que compartilho do seu sofrimento e estou orando por vc.
Se quiser conversar melhor, por favor, entre em contato comigo via Facebook ou email. Meu perfil está disponível aqui no blog num botão com o logotipo do Face na barra ao lado.
Meu email para contato é herissonbp@outlook.com.
Deus te abençoe.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Ele é um meio de você contribuir com este blog e uma avaliação muito importante pra mim.

Comentários com conteúdo ofensivo, que não estejam relacionados com o post ou que peçam parceria não serão publicados. Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados.

Fique na paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...